Eclipse das Lideranças

EQUÍVOCOS NA GESTÃO : 
SÍNDROME do BURRO DE CARGA e do BURRO DE CULPA

                     - É preferível ser burro de carga ou burro de culpa?
                     - O melhor é não ser burro!
-----------------
 Sobrecarga e omissão inibem a liberdade e travam a gestão.

O burro de carga acumula “afazeres” na ilusão de aparentar ser eficiente e "mártir". Subestima a própria contribuição, mas quer controlar a do outro. Ao empacar nesta teimosia, cerceia a liberdade desestimulando a inovação e o empreendedorismo. 
Comete um brutal atentado à ética do Bem comum, característico da Gestão Centralizadora; não ser capaz de promover a integração de sua equipe.

O burro de culpa vive atormentado e atormenta na busca incessante de culpados para toda dificuldade. Sua tendência é a autoflagelação. Sua escolha é a terceirização da culpa. 

A carga e a culpa são síndromes da administração burocrática, emperradora, que não vive e não deixa viver. Ao não buscar conscientizar-se sobre seus erros, a gestão torna-se autoritária, não pensa nem estimula sua equipe a pensar. Esta tomada de direção responde pela eclipse das inteligências. 

Ao contrário, o líder pensa e faz pensar, abre a mente e coração à renovação contínua. Não teme a liberdade, mas busca a inovação e o empreendedorismo.

Neste contexto, a Delegação de Autoridade é instrumento fundamental da Liderança. Ao contrariar com energia a tendência do orgulho em mandar, e provocar cisões, a delegação investe no fortalecimento dos vínculos de confiança entre as pessoas, sendo causa de integração.

A Delegação é inteligente, exige aprendizagem e determinação pois não é um instrumento fácil de usar. Traz consigo a exigência de compartilhar o Poder Decisório que é um dos maiores apetites do Ser Humano. Este exercício de Responsabilidade é doloroso, pede muita paciência mas os ganhos são incomparáveis.

Afugentar burros de carga e burros de culpa tem uma grande importância na criação da Cultura de Liderança. É pelo exercício persistente de refletir que o perfil Líder de Líderes desenvolve sua atribuição de formador de Equipes Integradas. 

Está nestes Imprescindíveis a Esperança para vencermos esta terrível realidade que ameaça as organizações até os seus fundamentos:
A Eclipse das Lideranças.  
                                
Francisco Gomes de Matos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco Seguros | Pílulas da Longevidade Permanente | Longevidade e Saber Ouvir

PALAVRAS QUE MOVEM